segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Famosa do dia: Shakira

   
                                                             Shakira Rio 02.jpg
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla2 de fevereiro de 1977), mais conhecida simplesmente como Shakira, é uma cantoracompositoraprodutoradançarina colombiana.
Vencedora de 2 prémios Grammy, 8 Latin Grammy, 4VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 22 Latin Billboard Awards, 3 WMA e 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 70 milhões de álbuns em todo o mundo,[1] sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.
Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf" (estilo dance anos 1980 com música eletrônica). Shakira tem 9 músicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs.

Trabalho social


Dilma Rousseff recebendo um violão de Shakira para leilão beneficente
Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora da Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assitencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas.
Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef .


Mercado latino

Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares.
Porém, foi mesmo a partir de seu segundo álbum¿Dónde están los ladrones?, lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. O disco foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de trezentos jornalistas de todo o mundo. No mesmo dia, o disco vendeu trezentas mil cópias. Com esse álbum, a cantoar colombiana foi indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação.
Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, a cantora passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, Inevitable, ganhou uma versão em inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa Rosie O'Donnel Show.
O apelo comercial de Shakira levou à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, ela se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de quinhentas pessoas, seria a base para o lançamento do álbum MTV Unplugged. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas.
colombiana começou a investir em sua carreira internacional. Após quase dois anos dedicados à produção, ela ressurgiu na mídia com uma produção discográfica diferente das anteriores, um álbum com gravações em inglês intitulado Laundry Service, que veio a consolidar seu sucesso no mercado latino do pop rock. A boa imagem na mídia rendeu à cantora importantes contratos publicitários — como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein — que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.

Turnês

Nenhum comentário:

Postar um comentário